12.15.2009

Jornalismo Desportivo

Desde sempre que o Jornalismo Desportivo é uma área de referência dentro do Jornalismo actual. Todos os meios de comunicação social falam de desporto como algo que interessa aos seus leitores, visto ser uma área de interesse para uma grande parte da população portuguesa. O Jornalismo Desportivo é uma área que tem de ser especializada porque um jornalista desportivo tem de saber as regras do jogo de forma a dar a cobertura correcta a um determinado evento.

Todos os dias vemos em Portugal notícias relacionadas com todo o tipo de desporto, existem programas desportivos durante quase toda a semana e a informação sobre o desporto está sempre a chegar às mais variadas redacções.
Portugal é dos países que mais tempo de antena dá a programas desportivos e um dos que mais se vendem jornais desportivos, de acordo com o Jornalista Rui Martins, a Cultura dos Portugueses é o factor que está mais aliado a este facto, visto serem um povo que gosta muito de Futebol e o mito que Portugal é Fátima, Fado e Futebol está bem presente na vida dos portugueses.
Existem várias diferenças entre o Jornalismo Desportivo actual e com o passado, visto a mentalidade dos clubes estarem muito diferentes daquilo que eram anteriormente. Antigamente os jogadores passavam pelos jornalistas a caminho do balneário e os treinos eram abertos a toda a gente, agora os clubes têm assessores de Imprensa que incutem os jogadores para dizerem algo que interessa ao clube, os treinos apenas são abertos durante 15 minutos, existem os black-outs que fazem com que o trabalho do jornalista seja muito dificultado.
O Jornalismo Desportivo é um tipo de jornalismo que na opinião de Rui Martins e Hugo Gilberto podia ser chamado de jornalismo futebolístico devido ao facto de a grande maioria das notícias serem relacionadas com o Futebol.
O Trio d’Ataque é um programa desportivo de grande audiência da RTP e para o apresentador do programa, Hugo Gilberto os comentários que os três comentadores fazem neste programa tem uma repercussão enorme junto do grande público e até dá uma ideia de que Rui Moreira, António Pedro-Vasconcelos e Rui Oliveira e Costa, comentadores deste programa, são mais conhecidos do que vários jogadores dos mais variados clubes portugueses.


Video

Sem comentários:

Enviar um comentário