Durante estas últimas cinco décadas que a Rádio Televisão Portuguesa tem feito uma cobertura exaustiva de vários eventos desportivos que têm acontecido um pouco por todo o mundo. Os grandes eventos como os Jogos Olímpicos ou o Mundial de futebol têm uma audiência enorme e a RTP contando com isso tem ao longo destes anos aproveitado para transmitir para Portugal esses acontecimentos. Eventos como campeonatos nacionais de hóquei em patins, andebol e basquetebol também são emitidos ao longo do ano pela RTP.
Desde 1955 e no tempo em que Portugal vivia sobre uma ditadura comandada pelo Professor Oliveira Salazar que a RTP transmitiu emissões desportivas. As primeiras imagens desportivas surgiram em 1957 na rubrica “Revista Desportiva” apresentada por Domingos Lança Moreira. Esta primeira transmissão contou com uma entrevista a Alves Barbosa, o mais recente vencedor da Volta a Portugal em bicicleta e uma demonstração desportiva da equipa campeã nacional de ténis de mesa do Benfica. Domingos Lança Moreira comentou, entrevistou e encerrou, assim, o primeiro programa desportivo da RTP.
Das 665 horas de programação emitida pela RTP em 1957, largas dezenas delas foram ocupadas por rubricas desportivas, de cuja produção se ocupava, também, a secção de Cinema e Noticiários. Os programas, eram: “O Domingo Visto de Véspera”, “Imagens do Domingo Desportivo”, “Revista Desportiva”, “Vida Desportiva”, “Tribuna Desportiva”, “História de um Às”, e “Desporto no Mundo”. Um leque de opções para os espectadores, como se vê. E a verdade é que certa camada de público mostrava inclinação por este género de programas. Com o passar dos anos, com maiores disponibilidades em homens e em máquinas, tornou-se possível alargar esse trabalho aos campos do País onde decorriam os desafios mais importantes.
Desde a década de 60 e até à actualidade que a RTP tem acompanhado os grandes jogos das várias equipas portuguesas e da selecção nacional nas mais variadas modalidades. As transmissões via satélite vieram dar uma ajuda nos Jogos Olímpicos de Tóquio (1964) e, depois, ainda mais, nos do México (1968). Não houve portugueses a brilhar em qualquer deles, mas, isoladamente, num ou noutro confronto internacional, eles iam aparecendo: o nadador Baptista Pereira, o atleta Manuel Faria, o ciclista Joaquim Agostinho. E a RTP foi acompanhando as suas façanhas no estrangeiro, como por cá, sendo de salientar a cobertura que, desde 1957, concedeu à “Volta a Portugal em Bicicleta”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário