12.15.2009

Década de 90

A década de 90 foi marcada por vários eventos desportivos – que seria marcada por mais uma edição dos “Jogos Olímpicos” em 1992 em Barcelona – começou a ser vivida, e em força, pela RTP logo em Maio desse ano, quando se tornou necessário dar resposta às exigências de transmissão para a rede da Eurovisão da final da “Taça das Taças”, em futebol, na qual se defrontaram Mónaco e Werder Bremen. Cobertura internacional, de tanta exigência como a nacional, embora se disponibilizasse um atendimento mais objectivo sobre a bateria de cabines para os comentadores estrangeiros com posições reservadas no Estádio da Luz.
Dois meses depois, um pouco adiante de aqui ao lado, em Barcelona, os “Jogos Olímpicos” a imporem não só linhas de programação para os dois canais da RTP (as transmissões chegaram às 15 horas diárias) mas, também, a afectação de meios de produção para a respectiva cobertura informativa, com natural incidência sobre os directos. Também o “Europeu de Futebol”, realizado na Suécia (com a selecção portuguesa de fora) proporcionou à RTP, 7 transmissões em directo, via Eurovisão. As imagens e os comentários de Rui Tovar e Gabriel Alves mostraram porque um outro país escandinavo, a Dinamarca, levantou a taça.
Em 1993, a programação desportiva da RTP fixou-se na TV2, embora se considerasse que o 1º canal poderia, eventualmente, acolher a transmissão de um ou outro acontecimento considerado com maior projecção. Os encontros entre equipas europeias – para as respectivas taças – passaram a figurar, também, na grelha de programação da TV2. Mas não só o futebol entre as transmissões da Eurovisão – também as corridas de fórmula 1, os jogos da NBA, os torneios do ténis internacional e, com especial interesse para Portugal (dado que Manuela Machado conquistou a medalha de prata na maratona), os campeonatos mundiais de atletismo, na Alemanha.
O ano desportivo de 94 esteve dominado pelo Campeonato do Mundo de Futebol que decorreu no Estados Unidos, sem a presença de Portugal entre as 24 equipas finalistas, e do qual o Brasil sairia vencedor. A RTP fez do acontecimento uma cobertura exaustiva e exclusiva para Portugal.32 Dos 52 jogos foram transmitidos, em directo, 45. Uma equipa de enviados especiais (Gabriel Alves, Miguel Prates, Paulo Catarro, Rui Martins e Pedro Figueiredo) ocupou-se dos comentários e das reportagens marginais. Duas outras modalidades desportivas, andebol e atletismo (juniores), tiveram, no nosso país, o Campeonato Europeu e o Campeonato do Mundo, respectivamente.
Esta década foi marcada por estes eventos e por outros como o europeu de 96 em que Portugal brilhou e destacam-se ainda o acompanhamento da festa do Penta-Campeonato do F.C.Porto.



Sem comentários:

Enviar um comentário